Escola pastiniana e escalas afirmativas: N’zinga abrigação de capoeira angola
2018; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22409/geograficidade2018.83.a13163
ISSN2238-0205
Autores Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoCompoem essa redacao, espacialidades e temporalidades de uma geografia escolar a ser trabalhada nos espacos formais e informais de educacao. Apresento o exemplo de escalas musicais na Capoeira Angola que atuam como instrumento de acoes afirmativas politicas e culturais na luta contra o racismo e a discriminacao da identidade negra. Estou baseado em reflexoes teoricas e vivencia no Instituto N’zinga de Capoeira Angola em Sao Paulo. Partindo do disco ‘Abrigacao de Capoeira Angola’, o texto traz exemplos da oralidade de matrizes bantus e portuguesas presentes no jogo/danca de Angola. Sustentado na Escola Pastiniana (Mestre Pastinha, 1889-1981), tenho o compromisso com o espaco-tempo da Capoeira Angola afirmando seus ritos como resistencia. As palavras cantadas, em conjunto com os instrumentos de matriz africana, sao articuladas nas politicas educacionais e nas estrategias pedagogicas de valorizacao da diversidade, a fim de superar a desigualdade etnico-racial presente na geografia escolar brasileira.
Referência(s)