
Discursos sobre educação física escolar e o protagonismo da midiatização esportiva
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português
10.5216/rpp.v22.51081
ISSN1980-6183
AutoresFábio Soares da Costa, Janete de Páscoa Rodrigues, Andréia Mendes dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA pesquisa desenvolve reflexões sobre sentidos enunciados em reportagens exibidas no programa televisivo Esporte Espetacular durante o mês de janeiro de 2017. O conjunto enunciativo investigado apresentou como as aulas de educação física escolar são desenvolvidas em quatro países: Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e Japão. Metodologicamente, a Análise de Discurso Crítica (ADC) proporcionou a identificação das representações relacionais entre esporte e educação, e as estratégias discursivas construídas nessas reportagens. A reflexão sobre o texto/imagem como discurso social e a potência das representações esportivas como fenômeno discursivo e ideológico, torna a enunciação esportiva o currículo majoritário no ambiente educacional relativo às aulas de educação física escolar.
Referência(s)