
As bodas de vinho de uma tragédia profética: Anjo negro (1946), de Nelson Rodrigues
2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 34 Linguagem: Português
10.5965/1414573101342019306
ISSN2358-6958
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA tragédia rodriguiana Anjo negro (1946) fora encenado pela primeira vez em 1948 no teatro fênix, no Rio de Janeiro. Passando pela censura e a interdição racista que não permitiu que Abdias do Nascimento (1914-2011) atuasse e em seu lugar Orlando Guy com blackface assume o papel do “Grande Negro”. Este artigo retoma a textualidade dramática da peça destacando a presença constante da morte e de “estilhaços” das tragédias áticas. A leitura dada prima pela teoria da gorgonopoética (Quadros, 2018) em que esses escritos da/para morte perpassam a monstruosidade, logo, Gorgó Medusa ao invés da morte heroica de Tânatos.
Referência(s)