
Uma Proposta para o Estudo de Empuxo por meio de Atividades Investigativas
2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rpf.v3i1.21160
ISSN2594-4746
AutoresFábio Andrade de Moura, Rubens Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho é o fruto de uma pesquisa sobre o Ensino de Física por Investigação ao elaborarmos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre empuxo. A proposta tem como objetivo geral analisar o Ensino de Física por Investigação na perspectiva do planejamento, execução e avaliação de aulas, e na elaboração da SEI sobre empuxo. Os objetivos específicos desta proposta são: aplicar a SEI elaborada em uma escola pública e demonstrar que pode ser ministrado por outros professores; inserir os alunos em atividades investigativas com o propósito de desenvolver atitudes científicas; e descrever os resultados obtidos durante a aplicação das atividades proposta. Para compreender a metodologia de ensino investigativo, realizamos estudos sobre a importância dos trabalhos em grupo para a construção do conhecimento sob a ótica das pesquisas de Piaget e Vygotsky e analisamos as relações do Ensino por Investigação para contextualizar esta metodologia com os propósitos sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para alcançar os objetivos propostos analisamos os resultados e a avaliação da SEI em três vertentes: Avaliação das atividades investigativas, que ocorreram durante a aplicação da metodologia de ensino; avaliação através de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que foram aplicadas uma semana após a realização da metodologia de ensino; e questionário que revelou como os alunos perceberam as atividades investigativas. Analisando as vertentes avaliativa, concluímos que o Ensino de Física por Investigação é uma metodologia que possibilita melhorar a qualidade de ensino e que promove a construção do conhecimento.
Referência(s)