O PISA E O PROBLEMA DA NEGAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA CRÍTICA MARXISTA AO DISCURSO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 17; Issue: 32 Linguagem: Português
10.22409/tn.17i32.p28314
ISSN1808-799X
AutoresBruno Alysson Soares Rodrigues,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta pesquisa tem por intuito desvelar, a partir do resgate do estatutoontológico marxiano feito por Lukács, a falseabilidade da tese que compreende aeducação como elemento responsável pelo desenvolvimento econômico de umanação e a nefasta consequência do conceito de formação para a cidadania contida naagenda mundial para o complexo educativo. Com efeito, partimos do trabalho comoprotoforma do ser social evidenciada pela ontologia marxiana para realizar a crítica aoprojeto liberal burguês de educação, expressado aqui em sua particularidade formal,a saber, uma avaliação dos sistemas de ensino chamada PISA.
Referência(s)