
Rastros de cinema na teia literária urbana de Caio Fernando Abreu
2019; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-901x.v0i72p184-199
ISSN2316-901X
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoA meta é verificar de que forma os rastros de cinema são tecidos nos fios literários de “Pela noite”, de Caio Fernando Abreu, e por que seus personagens olham o mundo como se fosse cinema. Seriam reflexos da própria conversão do mundo contemporâneo em rastros de cinema e/ou de simulacros, que incluem também outros elos da indústria cultural? Seriam reflexos de uma experiência urbana percebida como telas em movimento, fruto de vivências mediadas por vidros, janelas e para-brisas como se fossem lentes de câmeras? A novela é o ponto de partida para se repensar o quanto a indústria cultural tem alterado o comportamento humano, estabelecendo novas relações entre sujeito, mundo material e aparelhos destinados à reprodutibilidade técnicadas imagens.
Referência(s)