
Dramaturgia brasileira contemporânea, além da ilusão realista: o exemplo de Grace Passô
2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.5965/1808312904062009027
ISSN1808-3129
AutoresElisza Peressoni Ribeiro, Stephan Baumgärtel,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoPouco se tem discutido sobre a dramaturgia nacional. Se pensarmos nos grandes diretores ou nos grupos de renome no cenario brasileiro da decada de 90 nos depararemos ou com montagens de grandes classicos dirigidas por diretores conhecidos, ou com grupos que trabalham a criacao coletiva, seja atraves de improvisacoes, seja atraves de um texto base. Nao ha em nossa historia, depois de Plinio Marcos ou Nelson Rodrigues, grandes dramaturgos brasileiros que tenham dominado o cenario nacional, e tenham tido suas obras montadas repetidamente por diferentes grupos e diretores, em diferentes epocas e em diferentes estados do pais. Analisando os escritos do periodo pode-se afirmar que a dramaturgia brasileira da decada de 90 e marcada pela falta de rompimento com a dramaturgia classica, por manter a estrutura padrao de redacao para teatro e por nao fugir da escrita para teatro que se encaixa dentro da mimesis tradicional.
Referência(s)