Artigo Acesso aberto

Educar para (Com)Viver: Formação em manuais de etiqueta à luz do tempo presente

2018; Volume: 8; Issue: 04 Linguagem: Português

10.33662/ctp.v8i04.9891

ISSN

2179-2143

Autores

Márcia Regina dos Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Recebido: 07/05/2017 Aprovado: 28/09/2017Publicado: 10/12/2017O presente artigo tem por objetivo problematizar textos preliminares de dois manuais reconhecidos como literaturas de formação, os quais circularam na sociedade brasileira a partir da década de 1950, no sentido de vislumbrar tais leituras como vetores de memória que se inscrevem em múltiplas temporalidades. Os documentos mobilizados para a pesquisa foram os manuais O Livro de Etiqueta – um guia para uma vida elegante, de Amy Vanderbilt, editado pela Record, em 1962 e, Boas Maneiras, de Carmen D’Ávila, editado pela Civilização Brasileira, em 1958, ambos publicados no Brasil. A permanência no mercado e a possível identificação com seus interlocutores evidenciaram a mescla de tempos que atuam na convivência em sociedade, bem como, são constitutivos de memórias. Palavras-chave: Literatura de formação, memória, tempo presente.

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