Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Método Jigsaw e modelos atômicos: utilização da aprendizagem cooperativa para a inserção da História da Química

2019; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30705/eqpv.v2i2.1277

ISSN

2527-0915

Autores

Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

: É de conhecimento a importância da História da Química para a construção do conhecimento científico. Com base nisso, uma atividade didática utilizando o método cooperativo Jigsaw foi elaborada e desenvolvida em uma escola privada, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, buscando-se analisar suas potencialidades no processo de ensino e de aprendizagem relacionados aos envolvidos nos modelos atômicos mais conhecidos. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo e análise dos textos produzidos pelos alunos. Os resultados indicaram incidência importante de aspectos qualitativos do processo que envolveu a fundamentação de cada modelo. A atividade proporcionou um ambiente de interação, reflexão e informação propício à construção de conhecimentos ampliando e humanizando a visão do tema.

Referência(s)