Artigo Revisado por pares

Fotografia: a singularidade no olhar fotográfico do imagético social de Márcio Vasconcelos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

2594-4231

Autores

Walter Rodrigues Marques, José Murilo Moraes dos Santos, Luís Félix de Barros Vieira Rocha, João Fortunato Soares de Quadros Júnior,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo e uma versao condensada de monografia apresentada em 2011 na Universidade Federal do Maranhao, no curso de Educacao Artistica, com foco na atuacao do fotografo Marcio Vasconcelos que tem um olhar para a tematica social, cultura popular, religiao afro-maranhense. Marcio Vasconcelos se intitula “autodidata e independente”, pois nao esta a servico de outrem, portanto, voltado para producao independente, “autoral”, onde elabora e executa seus projetos, submetendo-os aos editais da cultura, dentre os quais, Petrobras Cultural e Minc. Recebeu diversos premios nacionais e internacionais, como o 1o Premio Nacional de Expressoes Culturais Afro-Brasileiras/2010 da Fundacao Cultural Palmares/Petrobras com o projeto “Zeladores de Voduns do Benin ao Maranhao”; “Nagon Abioton – Um Estudo Fotografico e Historico sobre a Casa de Nago”, Lei Rouanet e no Programa Petrobras Cultural/2009, editado em livro sobre um dos terreiros mais antigos do Tambor de Mina no Maranhao; Ensaio fotografico “Na trilha do Cangaco – um ensaio pelo sertao que Lampiao pisou”, projeto contemplado em 2010 com o XI Premio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, disponivel em http://www.natrilhadocangaco.com. br/ensaio.php, (atualmente, se encontra editado em livro). A pesquisa pretende contribuir para a producao cientifica no espaco academico da fotografia no Maranhao, sem pretensao de esgotar o tema, mas fomentar e instigar novas pesquisas, tendo em vista a abordagem escolhida. E sustentada teoricamente por: Freund (1995), Kubrusly (2006) e outros. Apresentar-se-a as ideias gerais do escopo geral da monografia como o surgimento da fotografia e o curto tempo em que esta chegou ao Maranhao. Invencao anunciada publicamente pela Academia de Ciencias de Paris em 1839, a fotografia chegara ao Maranhao em 1846, segundo o Album do Maranhao em 1908, Gaudencio Cunha (1987). A arte maranhense e rica em diversidade, esta intrinsecamente ligada a cultura popular – o branco, o negro, o indio, todos estao presentes na arte produzida no Maranhao, seja nas artes visuais, teatro, musica, danca; nas manifestacoes culturais: Bumba-meu-boi, ritos, mitos, reggae, Tereco, Divino Espirito Santo.

Referência(s)