Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Televisão e espaço de revisitação: a formação de uma memória teleafetiva

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português

10.19132/1807-858320190.204-226

ISSN

1807-8583

Autores

Mário Abel Bressan Júnior,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Este estudo objetiva analisar a televisão como espaço de revisitação social para a formação de uma memória teleafetiva do telespectador. Analisa o Canal Viva, que consiste numa programação composta por reprises. Como metodologia aplicada, utilizamos a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a qual estabelece a investigação sobre os sentidos semânticos dos comentários dos telespectadores publicados no site de rede social Twitter. Os resultados mostraram que, além de afetiva, há uma memória teleafetiva, resultante dos efeitos emocionais advindos com a televisão, da socialização e dos afetos construídos com os grupos de referência. Há uma satisfação positiva em voltar ao passado por refazer um laço social com as reminiscências.

Referência(s)