
Inventário e avaliação quantitativa de geossítios: exemplo de aplicação ao patrimônio geológico do município de Caçapava do Sul (RS, Brasil)
2013; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1807-9806.77830
ISSN1807-9806
AutoresAndré Weissheimer de Borba, Luiz Fernando de Souza, Ana Maria Pimentel Mizusaki, Delia del Pilar Montecinos de Almeida, Paola Prates Stumpf,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste trabalho apresenta um inventário, com valoração quantitativa, de 46 geossítios componentes do patrimônio geológico do Município de Caçapava do Sul, região importante na pesquisa geocientífica no Estado do Rio Grande do Sul. Os lugares selecionados para avaliação, contemplando grandes áreas, afloramentos simples e potenciais miradores em rodovias, representam os quatro grandes contextos geológicos inseridos no território municipal. O sistema de valoração aplicado considera critérios geocientíficos, ecológicos, culturais, estéticos, econômicos e de uso potencial, resultando em índices (na escala de 1 a 10) de valor educativo (Veduc), turístico (Vtur) e de necessidade de proteção (Vprot) para cada um dos geossítios. Os destaques do estudo são as Pedras das Guaritas, a Pedra do Segredo e a Pedra do Leão, entre diversos outros geossítios com grande potencial para educação, turismo e esportes de aventura na natureza. Lugares de conflito entre sua importância geopatrimonial e sua exploração econômica, como a área das Caieiras e as Minas do Camaquã, resultam nos maiores valores de necessidade de proteção. Os resultados permitiram a definição e sugestão de prioridades de atuação para instituições públicas, privadas e do terceiro setor em suas iniciativas de geoconservação. Tais iniciativas devem integrar projetos educacionais e turísticos, implantação da infraestrutura necessária, e ainda estabelecimento de unidades de conservação da natureza (UC) naquela região de patrimônio natural singular e de grande potencial para o desenvolvimento sustentável.
Referência(s)