
Conhecer para conservar: reconhecimento da fauna nativa do cerrado por alunos do Distrito Federal
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2018.v13.2540
ISSN1981-1764
AutoresRaphael Igor Dias, Brenda Elias dos Reis,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO conhecimento sobre biodiversidade local por parte da população é um componente importante para o sucesso de políticas de conservação. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar o conhecimento de alunos do ensino fundamental em relação à fauna do Cerrado e sobre conceitos relacionados à conservação das espécies através da aplicação de questionários. Percebeu-se que os participantes identificaram mais espécies exóticas do que as nativas. Apesar de não reconhecerem com facilidade as espécies nativas, a maioria dos alunos demonstrou conhecer os conceitos de espécie ameaçada e extinta. O desconhecimento dos alunos sobre as espécies nativas pode estar relacionado a uma maior exposição, tanto na mídia quanto nos próprios livros didáticos de informações sobre espécies exóticas.
Referência(s)