Artigo Acesso aberto

IMAGENS DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DO ENCONTRO ENTRE SUJEITOS

2019; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.52641/cadcaj.v4i2.282

ISSN

2448-0916

Autores

Francisco Mota,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A avaliação da aprendizagem escolar constitui, no domínio das ciências da educação, um dos temas polêmicos, que suscita curiosidade em relação à sua prática, sendo também objeto de pesquisa. Abordar o fenômeno avaliativo, a partir dos rituais, significa discutir os problemas essenciais de natureza teórica, simbólica, didática e pedagógica. Disso, propôs-se um estudo, a partir de relatos de pesquisa, em consistência dos rituais de avaliação, onde a voz dos alunos soou mais intensamente para dizer o que pensam, sentem e sugerem àqueles que ousam propor avaliações. Sem dúvida, a transcrição fonética seguinte almeja ser apontamentos para novas discussões à guisa das observações e relatos de pesquisas. Espera-se, destarte, que a leitura crítica e continuada tenha encanto na participação efetiva de educandos e educadores.

Referência(s)