Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 30; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2016-0143

ISSN

1980-6248

Autores

Rodney Querino Ferreira da Costa, Nelson Pedro-Silva,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

Resumo O magistério tem se constituído atualmente numa profissão produtora de adoecimento. Considerando esse aspecto, este artigo propõe verificar o nível de ansiedade e de depressão dos professores e a sua possível associação com o grau de satisfação no trabalho e os fatores factuais, como idade, escolaridade e religiosidade. Para tal, foram questionados 105 profissionais que ministravam aulas no Ensino Infantil e Fundamental públicos de uma cidade paulista. Por intermédio das Escalas Beck (depressão e ansiedade) e do questionário sobre dados factuais e satisfação com o trabalho, identificou-se que cerca de 50,0% dos sujeitos apresentaram níveis de ansiedade e/ou depressão prejudiciais ao ato educativo. Foi possível concluir, assim, que é necessária a criação de políticas educacionais que levem em consideração a saúde mental dos docentes.

Referência(s)