Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafios presentes nos livros didáticos de História: narrar o que ainda está acontecendo

2018; National History Association; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v7i14.466

ISSN

1806-3993

Autores

Helenice Aparecida Bastos Rocha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório em livros didáticos de História, em especial o conjunto de livros do Projeto “Narrativas nos Livros Didáticos de História: Tradição e Rupturas”, sobre o tema da “Nova Ordem Mundial.” Realizamos uma análise comparativa entre 15 livros do PNLD 2011, visando produzir uma narrativa síntese, destacar recorrências e singularidades conceituais, além das interrelações entre as noções apresentadas nas narrativas principais dos livros. Trabalhamos com a hipótese que, sendo novo e desafiante nos livros, o tema apresenta uma necessária plasticidade curricular que mobiliza os autores, sua erudição e subjetividade, na produção da história imediata e exige o diálogo bibliográfico com os pares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX