
Desafios presentes nos livros didáticos de História: narrar o que ainda está acontecendo
2018; National History Association; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v7i14.466
ISSN1806-3993
AutoresHelenice Aparecida Bastos Rocha,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo apresenta o resultado de um estudo exploratório em livros didáticos de História, em especial o conjunto de livros do Projeto “Narrativas nos Livros Didáticos de História: Tradição e Rupturas”, sobre o tema da “Nova Ordem Mundial.” Realizamos uma análise comparativa entre 15 livros do PNLD 2011, visando produzir uma narrativa síntese, destacar recorrências e singularidades conceituais, além das interrelações entre as noções apresentadas nas narrativas principais dos livros. Trabalhamos com a hipótese que, sendo novo e desafiante nos livros, o tema apresenta uma necessária plasticidade curricular que mobiliza os autores, sua erudição e subjetividade, na produção da história imediata e exige o diálogo bibliográfico com os pares.
Referência(s)