“Swedishness” no local de trabalho: Um estudo de caso sobre percepções de transferências culturais numa multinacional sueca e na sua subsidiária portuguesa
2018; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português
10.12660/rgplp.v17n3.2018.78387
ISSN2674-5895
Autores Tópico(s)International Student and Expatriate Challenges
ResumoAtravés da análise da IKEA, empresa multinacional de origem sueca, e da sua subsidiária portuguesa, este artigo debate como as assunções sobre cultura nacional são usadas para justificar práticas de trabalho e como são percebidas pelos gestores. A pesquisa baseou-se na análise de documentação da empresa e em 16 entrevistas em profundidade com gestores nos dois países. Os resultados demonstram uma forte incorporação da cultura nacional e organizacional na imagem da empresa e nas narrativas dos gestores. Tanto os portugueses, como os suecos, reconhecem uma forte associação entre a cultura nacional (sueca) e organizacional na empresa, mas os portugueses tendem a integrar a “Swedishness” da organização de forma mais evidente. O estudo aponta para processos particulares de formação, transmissão, disseminação e recepção de cultura, influenciados pelas circunstâncias materiais e simbólicas dos países envolvidos.
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