
Antonioni e as figuras do tempo
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44661
ISSN1981-0695
AutoresSolange Puntel Mostafa, Igor Soares Amorim,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoExplora as noções deleuzinas sobre o cinema e problematiza elementos relacionados a indexação de filmes. Aprofunda as questões cinematográficas trabalhadas por Deleuze, que concebe dois principais regimes de imagens, compreendidos no cinema clássico e no cinema moderno. O cinema clássico é fundado na imagem-movimento, a qual submete o tempo à ação, já o cinema moderno, caracteriza-se pela imagem-tempo, a qual desvincula tempo e movimento e revela situações óticas e sonoras puras. Analisa o problema do tempo em três filmes dirigidos por Michelangelo Antonini, conhecidos como trilogia da incomunicabilidade, A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962). A partir da análise de filmes sob a abordagem deleuziana é possível ampliar as dimensões presentes na indexação, tanto no processo de leitura quanto de análise do documento, considerando a dimensão do afeto.Palavras-chave: Indexação. Imagem-movimento. Imagem-tempo. Cinema. Antonioni.Link do artigo: http://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4113/3746
Referência(s)