Objeto de aprendizagem: de leitor a autor – uma proposta pedagógica para a criação de minicontos multimodais
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22297/dl.v8i1.3498
ISSN2316-1795
AutoresEdleide Santos Roza, Ângela Menezes,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO campo das inovações tecnológicas vem influenciando significativamente a forma de as pessoas interagirem e aprenderem, estimulando a criação de diversos recursos educacionais, dentre ele, os objetos de aprendizagem. Este texto tem por finalidade apresentar o miniconto multimodal A vida é mesmo assim..., objeto de aprendizagem elaborado pelos alunos da turma B, do 8º ano, 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), do Centro de Referência para Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, instituição de ensino da rede estadual, situado no município de Aracaju, estado de Sergipe. Fundamentada na perspectiva sociointeracional e cognitiva de aprendizagem, partindo das ideias de Vygotsky (2000) e de Bakhtin (2010), foi elaborada uma sequência didática objetivando produzir minicontos multimodais através do aplicativo “VivaVídeo”, utilizando-se de imagens, sons e linguagem verbal na construção de uma sequência narrativa. A metodologia utilizada resultou na produção do referido miniconto e favoreceu aos alunos a compreensão do gênero, bem como a prática de letramentos múltiplos.
Referência(s)