Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.89272

ISSN

1679-1916

Autores

Jussara Adolfo Moreira, Willmara Marques Monteiro,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Nos dias atuais se faz ainda mais necessário o uso de novas metodologias para que a aprendizagem dos alunos se torne mais significativa. Estamos diante de uma geração rodeada por tecnologias e que constrói o seu aprendizado de maneira diferenciada. Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência na reformulação da disciplina Estrutura de Dados em um curso de computação, usando gamificação e computação desplugada para motivar e simplificar conceitos, para obter aprendizagem significativa. Os resultados apontam que o uso de tais metodologias proporcionou melhorias no aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso de tais métodos de ensino é essencial para atrair a atenção dos discentes e ainda criar estratégias para o ensino de conteúdos considerados complexos, como linguagens de programação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX