
O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.89272
ISSN1679-1916
AutoresJussara Adolfo Moreira, Willmara Marques Monteiro,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoNos dias atuais se faz ainda mais necessário o uso de novas metodologias para que a aprendizagem dos alunos se torne mais significativa. Estamos diante de uma geração rodeada por tecnologias e que constrói o seu aprendizado de maneira diferenciada. Este artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência na reformulação da disciplina Estrutura de Dados em um curso de computação, usando gamificação e computação desplugada para motivar e simplificar conceitos, para obter aprendizagem significativa. Os resultados apontam que o uso de tais metodologias proporcionou melhorias no aprendizado dos alunos. Conclui-se que o uso de tais métodos de ensino é essencial para atrair a atenção dos discentes e ainda criar estratégias para o ensino de conteúdos considerados complexos, como linguagens de programação.
Referência(s)