Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Experiências do Design e Educação em duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-2.2_aco_14

ISSN

2318-6968

Autores

Eliane Jordy, Rita Couto, Cristina Portugal, Carolina Valle,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

Este trabalho de caráter interdisciplinar entre design e educação apresenta reflexões que serviram como norteadoras na condução da pesquisa de ressignificação dos espaços educativos, em duas pequenas ilhas do Golfo da Guiné - São Tomé e Príncipe. Também apresenta alguns dos resultados alcançados durante o processo de pesquisa visando explorar possíveis contribuições ao espaço escolar, por ser o lugar, para além do espaço familiar, em que as crianças desenvolvem competências e habilidades cognitivas, colhem suas primeiras sensações, impressões e iniciam o processo de grandes transformações. A ressignificação dos espaços se constituiu como experiência piloto, servindo de inspiração para que outras escolas possam ser contempladas e fornece subsídios para melhorar a qualidade de escolas públicas em contextos semelhantes, podendo ser estendida também a escolas de regiões específicas do Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX