Homossexualidade masculina frente ao preconceito e discriminação, promovendo a evasão no espaço tempo escolar
2016; University of Jaén; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2603-9443
AutoresJúlio César da Silva Corrêa, Claudia Waleria da Silva Ferreira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEnglishThe article presents a discussion of male homosexuality against the prejudice and discrimination that occurs in the school space-time and often students drop out. The research was conducted in the specialization course in Psychology at the University Castelo Branco Rio de Janeiro in 2007. We used the research participant type action research, from the perspective of qualitative approach, locus as one high school State Public Network in Belem. The school did not have any systematic work on the acceptability of male homosexuality including cases of abandonment homophobia. However, the pedagogical work did not contribute to the reflection of homosexuality at school in order to reduce discrimination against gay students, by direct consequence of truancy. portuguesO artigo apresenta uma discussao acerca da homossexualidade masculina frente ao preconceito e a discriminacao que ocorre no espaco-tempo escolar e muitas das vezes os alunos abandonam os estudos. A investigacao foi realizada no Curso de especializacao em Psicopedagogia, da Universidade Castelo Branco Rio de janeiro, em 2007. Utilisou-se a pesquisa do tipo pesquisa-acao participante, sob a otica da abordagem qualitativa, como locus uma escola de Ensino Medio da Rede Publica Estadual em Belem do Para. A escola nao possuia nenhum trabalho sistematico acerca da aceitabilidade da homossexualidade masculina inclusive com casos de abandono por homofobia. Contudo, os trabalhos pedagogicos nao contribuiam para a reflexao da homossexualidade no espaco escolar no intuito de diminuir a discriminacao de alunos homossexuais, por consequencia direta a evasao escolar.
Referência(s)