
Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental / National Curricular Common Base: a look at Statistics and Probability in the Early Years of Elementary Education
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português
10.14393/er-v25n3e2018-8
ISSN1983-1730
AutoresSandra Gonçalves Vilas Bôas, Keli Cristina Konti,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoNo Brasil, desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de Estatística e Probabilidade fazem parte dos currículos e foram reafirmados na Base Nacional Comum Curricular. Neste artigo, apresentamos um breve percurso histórico sobre a questão curricular de inserção dessa temática no currículo brasileiro. Apresentamos o lugar da Educação Estatística nesse contexto, discutimos a Unidade Temática Probabilidade e Estatística, bem como seus objetos de conhecimento para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 5.º ano), apresentando alguns caminhos que permitam colocar a BNCC em "ação" por meio de situações que exemplificam as questões.PALAVRAS-CHAVE: Educação Estatística. Currículo. Objeto de conhecimento. Estatística. Probabilidade.
Referência(s)