Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Design emocional e museu interativo: um passeio pela Casa do Rio Vermelho

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-7.1_aco_11

ISSN

2318-6968

Autores

Andrea de Matos Machado, Suzi Maria Mariño,

Tópico(s)

Diverse academic and cultural studies

Resumo

Este artigo tem por objetivo observar a visitação do público em um museu de interação social, e analisar como o design emocional pode contribuir para a melhoria da experiência do usuário. Para mensurar quais ambientes tem maior influência emocional, foi desenvolvida uma ferramenta específica baseada nos níveis do design emocional (visceral, comportamental e reflexivo) propostos por Norman (2008). A instituição cultural selecionada para o estudo foi a Casa do Rio Vermelho, um museu memorialista que retrata a obra do romancista brasileiro Jorge Amado e seu cotidiano junto à esposa, fotógrafa e também escritora brasileira, Zélia Gattai. Este trabalho é parte da construção de uma tese de Doutorado. Os resultados obtidos, até o momento, reiteram a importância do design emocional como agente facilitador do processamento das informações e compreensão de uso dos espaços, estimulador da memória afetiva e do pensamento criativo, visando auxiliar na organização de acervos de museus e instituições culturais, a partir de estratégias mais assertivas e personalizadas de melhorar a experiência do usuário.

Referência(s)
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