Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural

2019; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 24; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782019240013

ISSN

1809-449X

Autores

Marcela Almeida Zequinão, Pâmella de Medeiros, Fábio Augusto Lise, Maria Teresa Ceron Trevisol, Beatriz Pereira,

Tópico(s)

Youth Development and Social Support

Resumo

RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o bullying em Portugal e no Brasil verificando possíveis associações com o país de origem. Participaram 789 crianças e adolescentes. Apesar de haver diversos questionários acerca da temática, utilizou-se o Questionário de Olweus em virtude de sua relevância e vasta utilização em todo o mundo, o que facilita a comparação dos resultados. Verificou-se que os brasileiros apresentaram associações envolvendo menor escolaridade da mãe, maior índice de reprovação escolar, menor incidência da prática de atividades físicas, menos chances de denunciar o agressor e menos apoio dos colegas no momento da agressão. Os brasileiros se autodeclararam mais vítimas e os portugueses mais vítimas-agressoras. Em ambos os países, o local em que mais aconteceram agressões foi no recreio. Em geral, os brasileiros apresentaram mais indícios de vulnerabilidade para o envolvimento em situações de bullying, ressaltando-se o isolamento social como característica de risco das vítimas-agressoras.

Referência(s)