Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise do aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2019v11n23p284-298

ISSN

2175-6600

Autores

Guilherme José Santini, Josiéle Maiara Fuzinato,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O trabalho que se segue tem por objetivo analisar o desempenho de uma instituição de ensino da rede municipal de Guarantã do Norte/MT no Índice de Desempenho da Educação Básica (IDEB) ao longo do decênio 2007-2017, quando a escola teve um aumento superior à média projetada para o mesmo período, ano a ano. Utilizou-se uma metodologia qualitativo-descritiva, com a utilização de tabelas para análise dos dados. Os dados se referem a três variáveis supostas hipoteticamente como causas desse bom desempenho: aumento do repasse pelo PDDE à instituição, proporção professor/aluno e proporção de docentes efetivos. É um estudo de caso que pretende contribuir para uma reflexão sobre estratégias que podem melhorar o serviço oferecido por escolas públicas no nível Fundamental.

Referência(s)
Altmetric
PlumX