Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Música e movimento no berçário: potencializando o desenvolvimento integral

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 22; Linguagem: Português

10.5216/rpp.v22.51622

ISSN

1980-6183

Autores

Rute Estanislava Tolocka, Kelly Cristina Freire Siqueira, Renato Juvino de Aragão Mendes, Mayara Mascarenhas de Lima,

Tópico(s)

Children's Physical and Motor Development

Resumo

Há pouca prática de atividades motoras sistematizadas em classes de berçário. Objetivou-se implantar um programa de atividade motora com música para bebês. Foi realizada uma pesquisa-ação, em uma classe de berçário com seis bebês, seus respectivos pais e professores, em duas temáticas: imitação de animais e exploração de materiais. Observou-se que os bebês realizaram habilidades motoras básicas que possibilitaram expressões de diferentes ritmos musicais, imitação de animais e expressão de emoções e estimulação de diferentes vias sensoriais; houve bom entrosamento entre professores, pais e pesquisadores. Considera-se, assim, que atividades com música podem ser empregadas em classes de berçário para oportunizar vivências motoras de forma lúdica, as quais são importantes para o desenvolvimento integral.

Referência(s)