
Um estudo bibliográfico da Teoria Psicossocial de Erik Erikson: contribuições para a educação
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2019v11n23p148-168
ISSN2175-6600
AutoresArtur Alexandre de Mendonça Leite, Marcos Leandro Silva,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoPsicossocial de Erik Erikson para o campo educacional. Justifica-se pela dificuldade em encontrar referências que discutam essa teoria, assim como, a pouca atenção que recebe em cursos de Pedagogia em Alagoas. Esta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como principais referênciais: Bee (2003), Papalia e Feldman (2013), Carpigiani (2010), Veríssimo (2002), Brandão (2007), Contrim e Parisi (1982), entre outros escritos pesquisados nas bibliotecas virtuais: Scielo, Google Schola e Periódicos da CAPES. Compreendemos que a educação em Erikson é uma constante em todos os estágios de desenvolvimento do homem, atuando como instrumento a serviço da cultura. A versatilidade de seus conceitos possibilita a leitura sobre sujeitos em momentos distintos de vida, oferecendo importantes subsídios teóricos para os profissionais da educação.
Referência(s)