
Entre o tipo e a norma: reflexões sobre o comportamento do designer gráfico no ambiente acadêmico
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42835
ISSN1981-0695
AutoresIsmael Lopes Mendonça, Luiz Tadeu Feitosa, Maria de Fátima Oliveira Costa,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo exploratório busca compreender como os designers gráficos, especialistas em mediar informações pelo aspecto simbólico da tipografia, comportam-se diante dos mecanismos ordenadores do texto científico. Parte-se do pressuposto de que as convenções normativas, ao estabelecerem uma estética padronizada, restringem o potencial significante dos tipos a modelos preconcebidos. Diante disso, deseja-se saber como os designers que atuam no ensino superior lidam com essa questão, se eles resistem ao serviço de normalização e que soluções podem ser apresentadas a fim de melhorar ou alterar os padrões atuais. Em campo, optou-se por trabalhar com o grupo “Professores de Tipografia” do Facebook™, pois reúne designers docentes de diferentes instituições brasileiras, além de algumas internacionais. Foi disponibilizado para eles um questionário digital criado pelo Google Forms™, cujo conteúdo das respostas foi analisado com base no conceito de regime de informação de Frohmann (1995) e de González de Gómez (2012). Pelo retorno obtido, percebe-se que as ações e as opiniões dos depoentes apresentam marcas do regime ordenador científico, configurando-lhes um comportamento acadêmico condicionado pela norma, a despeito de suas habilidades como comunicadores visuais. Conclui-se que, apreendidos por esse sistema, os depoentes não somente seguem as prescrições normativas, mas as reforçam, ampliando o poder regulatório consolidado no rigor estrutural do texto, na escrita objetivada e na funcionalidade operacional dos meios que armazenam e recuperam a informação.Palavras-chave: Design gráfico - aspectos sociais. Mediação cultural. Normalização. Documentação científica. Regime de informação.Link: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/141419
Referência(s)