
Para além da visualidade do mangá - o design estratégico como articulador de concept de SPS¹.
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-4.2_aco_53
ISSN2318-6968
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEm 2015, no IDEMI, foi apresentada uma pesquisa em que se discutiu o potencial do design estratégico para a apropriação da cultura mangá, de forma que se extrapolasse sua visualidade marcante. A pesquisa apresentou como resultado um ateliê de design em que as projetistas experimentaram adaptar as técnicas do design estratégico e thinking à semiótica perciana. Baseado neste resultado foi desenvolvido uma gincana para um clube recreativo, com atividades inspiradas na cultura mangá. Como proposição de pesquisa futura, desejava-se verificar como poderia evoluir a ideia da gincana para outras organizações. Assim, este trabalho deseja discutir como explorar estratégias de gamificação, inspiradas na cultura mangá que foram percebidas com maior relevância em pesquisa com os leitores de mangá e os nikkei2. Assim, desenvolveu-se um concept de design, para gerar um SPS, utilizando como organização as faculdades, sendo que as principais reclamações de seus atores, foram os pontos de partida para propor atividades que poderiam evocar a persistência e o sentimento de coletividade em seu meio.
Referência(s)