
Entre o estranhamento e a espreita: um inventário de ideias para ensaiar criação em educação
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5902/1983734836657
ISSN1983-7348
AutoresCarolina Goulart Kneipp, Cristian Poletti Mossi,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO presente artigo resulta de uma investigação a nível de Iniciação Científica (da autora deste texto e orientada pelo seu co-autor), a qual estabelece suas ações dentro de um projeto de pesquisa mais amplo que tem como desafio propor possíveis articulações entre o conceito de 'criação' (DELEUZE, 1999) e a noção de 'docência'. Assim, considerando a docência não como mera reprodutora de saberes, mas como campo de atuação que envolve, antes de tudo, criação, o texto expõe o recorte de um momento de formação em um curso de licenciatura em artes visuais. Optou-se por destacar a proposta operada na pesquisa aqui abordada, de produzir um inventário de ideias com a principal motivação de, a partir de fragmentos que convidam ao pensamento, experimentar brechas inventivas, isto é, possíveis linhas de fuga dentro do modelo formativo tradicional onde a criação possa aparecer como potência no ensaio (LARROSA, 2004; 2016) de docências singulares.
Referência(s)