
Tipografia em cartazes de cinema como representação de identidade e storytelling: um estudo de caso do estúdio Ana França Design
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-7.3_aco_29
ISSN2318-6968
AutoresJuliana Krupahtz, Volnei Antônio Matté,
Tópico(s)Graphic Design and Typography
ResumoA tipografia é um elemento central do design gráfico e sua utilização nos cartazes cinematográficos é fundamental para a comunicação efetiva da mensagem. Sendo assim, este artigo tem como objetivo compreender possíveis relações entre tipografia e cartazes de cinema, atuando também como ferramenta de storytelling e identidade dos filmes. Para isso, foi estruturada uma metodologia de análise gráfica dos cartazes dividida em três fases, com foco na tipografia. Para atingir o seu objetivo, foram feitas as análises de três cartazes, dos filmes Estômago (2007), Elis (2016) e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), todos de criação do estúdio Ana França Design, do Rio de Janeiro.
Referência(s)