Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Prática extensionista no terceiro setor: capacitação para a comunicação na mídia social digital Facebook

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 16; Issue: 32 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2019v16n32p89

ISSN

1807-0221

Autores

Kássia Lutz, Jones Machado,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O projeto de extensão “Formação de Multiplicadores em Mídias Digitais para Organizações do Terceiro Setor” foi desenvolvido no ano de 2017, em Frederico Westphalen (RS), na Apae, Cufa e Feira do Produtor. Sabendo que a midiatização modifica as relações sociais, principalmente no ambiente digital, o objetivo do projeto foi capacitar gestores e voluntários de ONGs para uma atuação planejada em mídias digitais, contribuindo para a comunicação organizacional e para a missão das entidades. Diante disso e levando em conta as premissas da extensão universitária e das Relações Públicas no Terceiro Setor, realizou-se entrevista aberta com os gestores das organizações e observação não-participante de suas fanpages para o diagnóstico da comunicação digital. Em seguida, foi planejado o conteúdo das oficinas, elaborado o material didático e a cartilha de presença e atuação em mídias digitais. Após o desenvolvimento das ações, percebeu-se que foi apenas o começo da “formação de multiplicadores”, pois o nível de conhecimento sobre mídias digitais nas entidades ainda é básico.

Referência(s)