Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 4; Linguagem: Português
ISSN
2594-4231
AutoresNaiara Sales Araújo Santos, Ludmila Gratz Melo,
Tópico(s)Literary and Philosophical Studies
ResumoVideogames podem oferecer um campo ideal para avancos na maneira como contamos historias. Um jogo eletronico e constituido por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para o desenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. No jogo Gone home, desenvolvido pela equipe da The Fullbright Company em 2013, uma narrativa gotica se desenrola em um espaco interativo e cheio de detalhes. No videogame, o jogador explora uma casa aparentemente assombrada e cheia de objetos que ajudam a saber o que aconteceu com a familia que morava ali. O jogo parece conter caracteristicas de uma narrativa gotica, que permeiam o espaco onde ele se desenrola. Neste artigo, propoe-se elencar os elementos goticos presentes na trama e analisar o espaco onde ela e desenvolvida, a fim de apontar algumas peculiaridades dos espacos na ficcao gotica. Para tanto, serao utilizados teoricos do gotico como Andrew Smith (2007) e Jerrold E. Hogle (2002) e teoricos do espaco, como Gaston Bachelard (1974).
Referência(s)