Artigo Revisado por pares

Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

2594-4231

Autores

Naiara Sales Araújo Santos, Ludmila Gratz Melo,

Tópico(s)

Literary and Philosophical Studies

Resumo

Videogames podem oferecer um campo ideal para avancos na maneira como contamos historias. Um jogo eletronico e constituido por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para o desenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. No jogo Gone home, desenvolvido pela equipe da The Fullbright Company em 2013, uma narrativa gotica se desenrola em um espaco interativo e cheio de detalhes. No videogame, o jogador explora uma casa aparentemente assombrada e cheia de objetos que ajudam a saber o que aconteceu com a familia que morava ali. O jogo parece conter caracteristicas de uma narrativa gotica, que permeiam o espaco onde ele se desenrola. Neste artigo, propoe-se elencar os elementos goticos presentes na trama e analisar o espaco onde ela e desenvolvida, a fim de apontar algumas peculiaridades dos espacos na ficcao gotica. Para tanto, serao utilizados teoricos do gotico como Andrew Smith (2007) e Jerrold E. Hogle (2002) e teoricos do espaco, como Gaston Bachelard (1974).

Referência(s)