Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Formação de Professores na Perspectiva da Mídia Educação.

2019; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31512/encitec.v9i1.1650

ISSN

2237-4450

Autores

André Ary Leonel, Nilza Godoy Gomes, Vania Amélia Miranda Koerich, Simone Leal Schwertl,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

<p class="ResumoRevista">As mudanças provocadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação têm exigido uma integração crítica destas tecnologias no contexto escolar. Para que essa integração não fique simplesmente na inclusão de novas ferramentas e supere o uso meramente instrumental, precisamos repensar a formação do professor. Entre tantos aspectos que precisam ser contemplados, quando se pensa em formação docente, este trabalho destaca a necessidade de uma formação que promova o uso crítico e criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação. Nesse sentido, encontramos, na perspectiva da mídia-educação, uma forte aliada para alcançar a formação desejada. Discutimos aspectos fundamentais da mídia-educação, visando contribuir com as pesquisas na área de formação docente e apresentamos duas experiências concebidas e executadas nesta perspectiva. Uma delas acontece com professores de uma escola da rede pública estadual, no município de Águas Mornas – SC, e a outra com professores da disciplina de Física de escolas da mesma rede.</p>

Referência(s)