Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mapas conceituais como ferramenta no acompanhamento da construção do conceito de Integral de Riemann /Conceptual maps as a tool for monitoring the construction of the Riemann Integral concept

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Linguagem: Português

10.14393/er-v25n3e2018-17

ISSN

1983-1730

Autores

Claudete Cargnin,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, realizada com acadêmicos de vários cursos de Engenharia e de licenciatura em Química, com a finalidade de avaliar a contribuição dos Mapas Conceituais para o acompanhamento da construção do Conceito de Integral de Riemann. Foram propostas tarefas desenvolvidas com base nos pressupostos das Teorias das Situações Didáticas e de Registro de Representação Semiótica. As atividades contemplavam conceitos considerados de extrema importância para a compreensão do conceito de integral definida (integral de Riemann), que são: convergência (e notação) de sequências e séries, notação somatória e cálculo de área de uma região sob uma curva, além do próprio conceito de integral de Riemann. Observou-se que os mapas tem um forte potencial para indicar falhas na construção dos conceitos pelos acadêmicos, bem como são uma ferramenta que pode favorecer a auto-avaliação docente.PALAVRAS-CHAVE: Mapas Conceituais. Integral de Riemann. Ensino de Cálculo.

Referência(s)