Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo da Alfabetização Científica de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de São Paulo

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2019v11n23p169-185

ISSN

2175-6600

Autores

Marcelo Coppi, Clarilza Prado de Sousa,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Atualmente o ensino de Ciências objetiva o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Essa é entendida como a aquisição de um conjunto de saberes científicos e tecnológicos que capacita o aluno a operar e se posicionar no mundo em que vive, atuando como um cidadão. Este artigo analisou o nível de Alfabetização Científica dos alunos do 9° ano de um Colégio por meio do Teste de Alfabetização Científica Básica e, também, comparou os Planos de Ensino de Ciências do Colégio com a matriz curricular do programa Science for All Americans, a partir do qual o TACB foi elaborado. Os resultados evidenciaram que 15,3% dos alunos são cientificamente alfabetizados e que a maior parte dos conceitos do programa Science for All Americans não são abordados nos Planos de Ensino de Ciências do Colégio.

Referência(s)
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