O Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39260

ISSN

1981-0695

Autores

Maicon Elias Kroth, Fábio Giacomelli,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo analisa as estratégias discursivas midiáticas utilizadas pelas Rádios Gaúcha AM 600 FM 93.7 e Guaíba 720 AM 101.3 FM, para capturar ouvinte-internautas por meio da rede social Twitter. O referencial teórico-metodológico é fundamentado na discussão sobre o panorama do rádio contemporâneo e a adoção de redes sociais digitais pelo rádio, focando sua abordagem nos usos do Twitter. A análise evidenciou a construção de contratos de leitura por meio de uma proposta de produção de sentidos capaz de constituir vínculos com os ouvintes-internautas. A criação de hashtags, publicação de conteúdos da cobertura radiofônica especialmente organizada e a ênfase dada às performances dos narradores Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Marco Antônio Pereira (Guaíba) foram as principais estratégias identificadas para capturar a audiência.Palavras-chave: Rádio. Twitter. Estratégias midiáticasLink: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/39534/24687

Referência(s)