O Twitter no rádio: as estratégias discursivas midiáticas de captura de ouvinte-internautas das rádios Gaúcha e Guaíba na cobertura do Grenal 408
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39260
ISSN1981-0695
AutoresMaicon Elias Kroth, Fábio Giacomelli,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo analisa as estratégias discursivas midiáticas utilizadas pelas Rádios Gaúcha AM 600 FM 93.7 e Guaíba 720 AM 101.3 FM, para capturar ouvinte-internautas por meio da rede social Twitter. O referencial teórico-metodológico é fundamentado na discussão sobre o panorama do rádio contemporâneo e a adoção de redes sociais digitais pelo rádio, focando sua abordagem nos usos do Twitter. A análise evidenciou a construção de contratos de leitura por meio de uma proposta de produção de sentidos capaz de constituir vínculos com os ouvintes-internautas. A criação de hashtags, publicação de conteúdos da cobertura radiofônica especialmente organizada e a ênfase dada às performances dos narradores Pedro Ernesto Denardin (Gaúcha) e Marco Antônio Pereira (Guaíba) foram as principais estratégias identificadas para capturar a audiência.Palavras-chave: Rádio. Twitter. Estratégias midiáticasLink: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/39534/24687
Referência(s)