
Características de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na Educação Científica
2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1516-731320190010014
ISSN1980-850X
AutoresKellys Regina Ródio Saucedo, Maurício Pietrocola,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo Nessa pesquisa analisamos os perfis qualitativos de pesquisas nacionais e internacionais sobre temas controversos na produção em Educação Científica. Em termos metodológicos exploramos 120 publicações, na íntegra, originadas da consulta às Atas das edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e à biblioteca virtual Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados da investigação nos indicaram uma lacuna preocupante na produção do conhecimento relativo ao Ensino Fundamental, sobretudo nos anos iniciais em ambos os perfis, e a concentração das controvérsias em tópicos da área da Biologia, se comparada às áreas de Física e Química. Destacamos, ainda, a emergência de uma nova perspectiva de análise com foco nas emoções, em um conjunto de artigos de âmbito internacional, que pode, também, vir a constituir um quadro de interesse para futuras pesquisas acadêmicas nacionais.
Referência(s)