Artigo Acesso aberto

A imagem do Design a partir de três instituições de ensino superior no Rio Grande de Sul

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-2.1_aco_2

ISSN

2318-6968

Autores

Bruno Guilherme Valentini, Thaís Cristina Martino Sehn, Luiza Grazziotin Selau, Júlio Carlos de Souza van der Linden, José Luís Farinatti Aymone,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a imagem do design que está sendo construída em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul (RS). Para isso foram analisadas as grades curriculares e o discurso nos portais on-line de três instituições gaúchas. A análise foi feita com o Método de Configuração de Imagem (SCHULER, TONI, 2015), a partir do modelo chamado de Design Module (DESMOD), no qual as atividades do design navegam entre as dimensões Humana, Arte, Ciência e Tecnologia (DOBLIN, 1984). Como resultado, foi percebido que as dimensões de Tecnologia e Ciência são as mais relevantes em relação à composição das grades curriculares, sendo associadas à visão do design como uma atividade de resolução de problemas; e, por fim, apesar da visão do design fora da academia ser mais associada à estética, foram localizados poucos códigos que pertenciam a essa dimensão.

Referência(s)
Altmetric
PlumX