A imagem do Design a partir de três instituições de ensino superior no Rio Grande de Sul
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-2.1_aco_2
ISSN2318-6968
AutoresBruno Guilherme Valentini, Thaís Cristina Martino Sehn, Luiza Grazziotin Selau, Júlio Carlos de Souza van der Linden, José Luís Farinatti Aymone,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo deste trabalho é investigar a imagem do design que está sendo construída em instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul (RS). Para isso foram analisadas as grades curriculares e o discurso nos portais on-line de três instituições gaúchas. A análise foi feita com o Método de Configuração de Imagem (SCHULER, TONI, 2015), a partir do modelo chamado de Design Module (DESMOD), no qual as atividades do design navegam entre as dimensões Humana, Arte, Ciência e Tecnologia (DOBLIN, 1984). Como resultado, foi percebido que as dimensões de Tecnologia e Ciência são as mais relevantes em relação à composição das grades curriculares, sendo associadas à visão do design como uma atividade de resolução de problemas; e, por fim, apesar da visão do design fora da academia ser mais associada à estética, foram localizados poucos códigos que pertenciam a essa dimensão.
Referência(s)