Artigo Acesso aberto

Design de animação: estudo da aplicação de jogos teatrais para captura de movimentos

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-3.1-aco_14

ISSN

2318-6968

Autores

Paulo Henrique Wolf, Milton Luiz Horn Vieira,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

As técnicas e os processos de animação de personagens apresentaram mudanças significativas nas últimas décadas. Empresas como Pixar e Walt Disney reacenderam em sua audiência o desejo pelo cinema e conquistaram públicos de todas as idades. A animação digital ainda é um campo relativamente novo e se desenvolveu a partir do momento que computadores foram envolvidos no processo cinematográfico. A experiência descrita neste artigo parte de uma pesquisa direcionada a aplicação da técnica de captura de movimentos para animações digitais. Na qual os jogos teatrais foram utilizados como ferramenta para preparar atores na concepção de movimentos dos personagens para captura de movimentos em animações digitais. É contextualizado o aperfeiçoamento das técnicas de animação; a tecnologia de captura de movimentos; a aplicação dos jogos teatrais na preparação de atores para captura de movimentos e a importância do emprego desta ferramenta para obtenção de resultados coesos ao esperado.

Referência(s)
Altmetric
PlumX