Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Situação das bibliotecas escolares contempladas pelo programa Manuel Bandeira de formação de leitores

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42226

ISSN

1981-0695

Autores

Aline Rafaela Silva dos Anjos, Stela Tavares da Silva Brandão, Ester Calland de Sousa Rosa, Ester Calland de Sousa Rosa,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A biblioteca escolar (BE) é entendida no presente trabalho como um espaço de aquisição de conhecimento, e para a realização da pesquisa, baseou-se em indicadores de qualidade desse espaço a partir de estudos anteriores. A pesquisa teve como objetivo geral, verificar a situação das 58 BEs do Recife, contempladas pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Para tanto, foram mapeadas quais eram as escolas que tinham a BE em funcionamento. Definidas estas, foi realizada uma regionalização para que cobrisse toda a cidade, a partir disso, houve a aplicação de questionários e observação das 16 BEs, além de entrevista com pessoas envolvidas no Programa. Como resultado principal, percebeu-se que havia uma discrepância entre o que a escola anunciava e o que foi constatado. Conclui-se que a política de implantação e reestruturação de BEs sofreu descontinuidade. Palavras-chave: Biblioteca Escolar do Recife. Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. Políticas públicas.Link: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1290/pdf

Referência(s)