Artigo Revisado por pares

LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, CONCEPÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA E O ENSINO DA LITERATURA

2018; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Volume: 1; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2318-9746

Autores

Maria Dilma de Carvalho Lisboa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste estudo, analisamos alguns fatores sociohistoricos que se entrelacam ao modo como a leitura do texto literario tem se constituido como objeto de ensino na sala de aula. Refletimos ainda sobre as concepcoes de leitura do texto literario e como essas concepcoes podem relacionar-se a certos modos de abordar o texto literario no ensino, ora contribuindo para leituras estereis e infrutiferas; ora produzindo leituras mais produtivas e significativas. O objetivo deste estudo e trazer alguma compreensao sobre a incomoda ausencia da literatura no ensino fundamental e, principalmente, demonstrar porque o texto literario deve ser o principal objeto de ensino nas aulas de lingua portuguesa.

Referência(s)