Artigo Acesso aberto

BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-7.1_aco_06

ISSN

2318-6968

Autores

Sarah Batista Correa, Mirna Feitoza Pereira,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

O presente artigo trata do reconhecimento da experiência de consumo vivenciada no ambiente da loja física da marca X e tem como objetivo a conceituação do design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. O referencial teórico envolve a perspectiva ecossistêmica, segundo Pereira (2012), as semióticas pierciana e da cultura e a teoria das affordances de Gibson (1979). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) e de Gil (2010). Como principais resultados, podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca e a compreensão do processo de gestão dos intangíveis presentes na experiência de consumo organizada com o objetivo de atingir a memória emocional e sensorial do consumidor.

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