BRANDING EMOCIONAL E EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: a análise semiótica do ambiente da loja física da marca X a partir da abordagem ecossistêmica da comunicação.
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-7.1_aco_06
ISSN2318-6968
AutoresSarah Batista Correa, Mirna Feitoza Pereira,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO presente artigo trata do reconhecimento da experiência de consumo vivenciada no ambiente da loja física da marca X e tem como objetivo a conceituação do design da experiência olfativa do consumidor com o aroma de ambiente da marca a partir do ponto de vista semiótico e da abordagem ecossistêmica da comunicação. O referencial teórico envolve a perspectiva ecossistêmica, segundo Pereira (2012), as semióticas pierciana e da cultura e a teoria das affordances de Gibson (1979). A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, empírico e exploratório, tendo sido utilizada em sua metodologia as técnicas de Moraes e Mont’Alvão (2010) e de Gil (2010). Como principais resultados, podem ser mencionados a apresentação da complexidade comunicacional da marca e a compreensão do processo de gestão dos intangíveis presentes na experiência de consumo organizada com o objetivo de atingir a memória emocional e sensorial do consumidor.
Referência(s)