
Produção de jogo analógico como estratégia de aprendizagem e ensino na pós‐graduação em Design: o Jogo da Vida Acadêmica
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-2.1_aco_16
ISSN2318-6968
AutoresCynthia Macedo Dias, Patricia Rocha SABOIA, Guilherme Xavier,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO uso de jogos em situações de ensino formal demanda entendimentos e práticas, cujos resultados dependem tanto dos conceitos e contextos envolvidos quanto da experiência de seus produtores. Ao reconhecermos quem joga como criador e desenvolvedor, além de interator, operam‐se métodos e processos de construção de conhecimentos, para transformar conteúdos em regras. O Jogo da Vida Acadêmica foi elaborado por estudantes de pós‐graduação em Design para provocar uma experiência dos desafios vivenciados em um curso de doutorado e estimular a consideração desse trajeto de forma interdisciplinar. O presente artigo discute o jogo enquanto abordagem de aprendizagem e ensino na pós‐graduação em Design, o projeto do jogo em questão, sua realização e os métodos e processos desenvolvidos. O jogo de tabuleiro apresenta‐se como representação sintética e sistemática de conceitos e relações e promove problematizações coletivas das "regras" vivenciadas, abrindo espaços para a rediscussão do cotidiano acadêmico.
Referência(s)