
COMPETÊNCIAS OPERACIONAIS PARA ALCANÇAR VANTAGENS COMPETITIVAS: ESTRATÉGIAS DE EXPLORAÇÃO DE RECURSOS INTERORGANIZACIONAIS
2019; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-5580
AutoresFernando Nascimento Zatta, Elmo Tambosi Filho, Rodrigo Randow de Freitas,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo*Autor Correspondente : Rodrigo Randow de Freitas. RESUMO Discutem-se aqui as relacoes entre empresas, diante da integracao de diversas perspectivas do campo dos recursos internos e relacionais, competencias operacionais e relacionamento colaborativo, com o objetivo de analisar recursos relacionais influenciadores no desenvolvimento de competencias operacionais. A investigacao foi orientada pela estrategia de estudo de casos multiplos no setor siderurgico, aplicacoes automotivas e industriais, producao de celulose e engenharia para a industria energetica. Resultados apontam que a decisao pelo compartilhamento de recursos e rara e inimitavel e esta relacionada ao desenvolvimento de vantagens competitivas entre empresas.Essas competencias representam a capacidade da empresa de promover um conjunto de habilidades para usar eficientemente os recursos, promover uma barreira a imitacao e sao desenvolvidas mais intensamente pelos construtos informacao e conhecimento. ABSTRACT We discuss the relations between companies, in view of the integration of diverse perspectives from the field of internal and relational resources, operational skills and collaborative relationship, with the objective of analyzing relational resources influencing the development of operational competencies. The research was guided by the strategy of multiple case studies in the steel industry, automotive and industrial applications, pulp production and engineering for the energy industry. Results show that the decision to share resources is rare and inimitable and is related to the development of competitive advantages between companies. These competencies represent the company's ability to promote a set of skills to efficiently use resources, promote a barrier to imitation, and are developed more intensively by information and knowledge constructs.
Referência(s)