
A moda no cinema: criando padrões e influenciando gerações de consumidores
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-4.2_aco_05
ISSN2318-6968
AutoresMaria Paula Guimarães, Rita A. C. Ribeiro,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoA história do cinema começa no final do século XIX e desde então vem encantando gerações. Apesar de ter surgido na Europa, foi nos Estados Unidos que teve seu maior desenvolvimento e consolidou-se como uma atividade de produção multidisciplinar e seus múltiplos estilos e gêneros tornaram-se objeto de vários estudos. Este artigo propõe a interpretação dos figurinos de filmes musicais por meio de uma classificação e da análise de três filmes: Amor, Sublime Amor (1961), Hair (1978) e Os Embalos de Sábado à noite (1977), propondo como a interação entre os processos de produção de um filme e a utilização de figurinos pode influenciar o consumo de moda, refletir e criar novos padrões de consumo de seus produtos.
Referência(s)