
Produção de HQ’s como instrumento de avaliação de uma intervenção didática para ensino de reações químicas.
2019; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31512/encitec.v9i1.2060
ISSN2237-4450
AutoresLuana Carla Zanelato do Amaral, Aline Locatelli,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
Resumo<span>Este trabalho avalia uma intervenção didática, na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, do conteúdo de reações químicas inorgânicas com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A UEPS foi aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio, de uma escola estadual da cidade de Passo Fundo-RS, com 22 alunos. O instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes ocorreu por meio da produção de sete histórias em quadrinhos (HQs), em grupos de três alunos, as quais foram avaliadas na perspectiva da análise de discurso francesa. De acordo com os resultados apresentados, verificou-se indícios de aprendizagem significativa do conteúdo em três HQs e em relação a apropriação CTS duas delas trouxeram no discurso uma problemática social. </span>
Referência(s)