Artigo Acesso aberto

A Colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica

2019; Linguagem: Português

10.5151/ped2018-2.1_aco_1

ISSN

2318-6968

Autores

Marina Moraes, Bruna Bonifácio, Adriano Heemann, Carolina Calomeno,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Nos cursos de design os conceitos apresentados durante a graduação e as competências trabalhadas por docentes podem ampliar as percepções dos discentes acerca dos desafios práticos e teóricos da profissão. Este artigo tem como objetivo relacionar teorias e práticas colaborativas no âmbito acadêmico através da reflexão sobre a abordagem do tema em sala de aula. Como procedimento metodológico elaborou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) em Anais do congresso P&D dos temas gerais de colaboração e ensino. Em um segundo momento realizou-se um estudo de caso nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico de uma instituição federal de ensino superior. Ao final, discute-se a análise dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Teoria e História do Design e suas reflexões acerca do processo de implementação de etapas do trabalho colaborativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX