A Colaboração no ensino do design: reflexões sobre aplicação em disciplina teórica
2019; Linguagem: Português
10.5151/ped2018-2.1_aco_1
ISSN2318-6968
AutoresMarina Moraes, Bruna Bonifácio, Adriano Heemann, Carolina Calomeno,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNos cursos de design os conceitos apresentados durante a graduação e as competências trabalhadas por docentes podem ampliar as percepções dos discentes acerca dos desafios práticos e teóricos da profissão. Este artigo tem como objetivo relacionar teorias e práticas colaborativas no âmbito acadêmico através da reflexão sobre a abordagem do tema em sala de aula. Como procedimento metodológico elaborou-se, primeiramente, uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) em Anais do congresso P&D dos temas gerais de colaboração e ensino. Em um segundo momento realizou-se um estudo de caso nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico de uma instituição federal de ensino superior. Ao final, discute-se a análise dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Teoria e História do Design e suas reflexões acerca do processo de implementação de etapas do trabalho colaborativo.
Referência(s)