Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memória, história e educação profissional: contribuições para o debate

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2019v11n23p217-231

ISSN

2175-6600

Autores

Francineuma Guedes Candido, Sandro César Silveira Jucá,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente estudo propõe-se a discutir a relação entre memória e história, apontado a importância da memória para a educação profissional e seus sujeitos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa em andamento sobre a história do Instituto Federal do Ceará (IFCE), entendida a partir das memórias de sujeitos que participaram de sua construção. Desenvolvido com pesquisa bibliográfica, o ensaio traz um diálogo com a literatura especializada que serve de base para a discussão. Entende-se ser relevante esse olhar sobre o passado, tendo em vista que o ambiente escolar é um espaço dotado de vivências e experiências que vão além dos registros oficiais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX